InícioPolíticaComissão aprova inclusão de...

Comissão aprova inclusão de vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

ad_1]

06/01/2025 – 18:52  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Geraldo Resende, relator da proposta

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou proposta que prevê a inclusão das vacinas conjugadas pneumocócica 15-valente (VPC15) e contra a herpes-zóster (conhecida como cobreiro) no calendário nacional de vacinação do adulto e do idoso.

Foi aprovado o substitutivo do relator, Geraldo Resende (PSDB-MS), ao Projeto de Lei 291/24, do deputado Domingos Neto (PSD-CE). Originalmente, o projeto obrigava o Sistema Único de Saúde (SUS) a incluir as novas vacinas no calendário nacional de vacinação. O substitutivo, no entanto, prevê apenas que o SUS está autorizado a incluí-las.

Para Resende, a inclusão das vacinas no Calendário Nacional de Vacinação do Adulto e Idoso é essencial para garantir o acesso igualitário à imunização. “As vacinas são fundamentais para proteger esse grupo vulnerável [idosos] contra doenças que podem ter impactos devastadores em sua saúde e qualidade de vida”, disse.

O relator ressaltou que o enfoque da comissão é debater os direitos das pessoas idosas, deixando as demais questões relacionadas à saúde pública, à adequação financeira e orçamentária e à constitucionalidade para as próximas comissões.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e agosto de 2022, foram notificadas 44.523 mortes por pneumonia no Brasil. No mesmo período de 2021, foram 31.027 óbitos.

O herpes-zóster também tem apresentado uma elevação nos casos notificados entre 2019 e 2023, com uma média de 70 mil novos casos por ano. Estudos mostram que a quantidade de casos subiu 35% após a pandemia de Covid-19.

Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado por deputados e senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub



FonteCâmara dos Deputados

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Bar Brahma: quando São Paulo se encontra entre chope, música e televisão

São Paulo pode até mudar sua paisagem urbana a cada década, mas certas esquinas continuam sendo bússolas da cidade. O cruzamento da Ipiranga com a São João não é só geografia: é memória, palco e símbolo de um cotidiano que insiste em ser boêmio mesmo em tempos de pressa. Ali está o Bar Brahma, endereço que atravessou gerações e que agora escreve mais um capítulo da vida paulistana ao abrir suas portas para a Vivax TV.

MÉDICOS RESIDENTES: O DIREITO ANESTESIADO – ALOJAMENTO DIGNO – OBJETO DE INCISÃO

Já existia uma Lei nº 6.932/1981, que disciplinava a residência médica, mas esta foi revogada pela Lei nº 10.405/2002, retirando direitos destes profissionais, dentre eles, o auxílio-moradia que consistiam (e continuam consistindo) no pagamento de 30% do valor da bolsa-auxílio. Contudo, esses direitos foram restabelecidos pela Medida Provisória nº 536/2011, posteriormente convertida na Lei nº 12.514/2012. Assim, apesar de entre 2002 e 31/10/2011, os médicos residentes terem ficado privados dessas vantagens, atualmente tais prerrogativas vêm sendo reconhecidas, inclusive pelo Superior Tribunal de Justiça.

Mercado de restauração de pisos nos EUA cresce acima da média e atrai empresas especializadas

Esse crescimento acompanha o aquecimento do setor imobiliário e de reformas. Cada vez mais, consumidores e empresas estão investindo em manutenção preventiva e soluções de restauração em vez de substituição total de estruturas. Isso abre espaço para negócios especializados em serviços como instalação de novos pisos, limpeza e recuperação de rejuntes, aplicação de produtos antiderrapantes, revitalização de superfícies e restauração de carpetes, bancadas e estofados.

OMS alerta que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais

Dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, revelam que mais de...