InícioDireitos HumanosA liberdade das pessoas...

A liberdade das pessoas depende da liberdade de imprensa, diz António Guterres

As Nações Unidas celebram neste 3 de maio o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em vídeo sobre a data, o secretário-geral da organização afirmou que o jornalismo livre e independente é um bem público essencial.

Segundo Guterres, a  liberdade das pessoas depende da liberdade de imprensa. E quando o jornalismo é independente, ele serve de base para prestação de contas, justiça, igualdade e direitos humanos.

Profissão cada vez mais perigosa

O líder das Nações Unidas afirma que a falta de liberdade para os profissionais da imprensa e da mídia em exercerem seu trabalho representa uma perda para toda a sociedade.

O exercício da profissão deve ocorrer sem medo ou favorecimento.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lembra que, a cada ano que passa, o jornalismo se torna mais perigoso e com um aumento acentuado no número de profissionais sendo mortos, especialmente em áreas de conflitos e guerras incluindo Gaza.

Ameaça sem precedentes

O secretário-geral destaca que jornalistas seguem sendo alvos de ataques, detenções, censura, intimidação, violência e até morte, simplesmente por fazerem o seu trabalho. 

O tema deste ano do Dia Mundial: “O impacto da inteligência artificial sobre a liberdade de imprensa e a mídia” retrata a ameaça sem precedentes sofridas por trabalhadores da mídia.

Para Guterres, a inteligência artificial, IA, pode apoiar a liberdade de expressão, ou sufocá-la.

Ele menciona “algoritmos tendenciosos, mentiras descaradas, e o discurso de ódio que são como minas terrestres na autoestrada da informação.”

Tolerância e respeito

No ano passado, a Assembleia Geral da ONU adotou o Pacto Digital Global, que inclui medidas concretas para reforçar a cooperação internacional e promover a integridade da informação, a tolerância e o respeito no espaço digital. 

O líder das Nações Unidas acredita que a IA deve ser moldada de forma compatível com os direitos humanos e que coloque os fatos em primeiro lugar.

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, as Nações Unidas esperam que proteger a liberdade de imprensa, em todos os lugares, deve se tornar uma realidade para todos.



Fonte ONU

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais