InícioPolíticaComissão discute os exercícios...

Comissão discute os exercícios da maternidade, políticas de cuidado e alternativas à privação de liberdade – Notícias

10/06/2025 – 17:38  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (11), audiência pública sobre os exercícios da maternidade, políticas de cuidado e alternativas à privação de liberdade.

O debate atende pedido da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP). A deputada cita dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), segundo os quais há cerca de 50.646 mulheres em cumprimento de pena, sendo que, desse total, 28.975 encontram-se em celas físicas e 15.623 possuem filhos. “No entanto, a maternidade, que é um direito garantido a elas, não pode ser exercida de maneira plena e integral, seja em razão dos efeitos da Lei Sargento PM Dias, que retirou a possibilidade da saída temporária para presos(as) que estão em regime semiaberto, seja pela prisão domiciliar, que, apesar de ser alternativa ao encarceramento em unidades prisionais, acaba tão restritiva que limita tanto a liberdade da mulher quanto os direitos da criança”, afirma Sâmia Bomfim.

A deputada aponta a necessidade de diálogo sobre formas de desencarceramento e uma “análise profunda das políticas de cuidado, considerando que, muitas vezes, as mulheres presas são as principais responsáveis pelo cuidado dos filhos, dos idosos e pela manutenção da casa e do sustento familiar”.

O debate será realizado a partir das 15h30, no plenário 14.

Veja a lista de convidados

Da Redação – AC



FonteCâmara dos Deputados

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A liderança do palco: Tucco transforma o 23º Congresso Catarinense de Liderança em experiência memorável

Assim como um líder corporativo precisa inspirar, organizar e dar direção ao time, o MC precisa conquistar a plateia, manter o ritmo e criar um fio condutor entre os conteúdos. Essa habilidade, que exige presença de palco, inteligência emocional e domínio da palavra, transformou as transições em momentos de reflexão e conexão.

Você é um profissional coringa?

Vivemos em um tempo em que a versatilidade é muito valorizada. As empresas buscam pessoas capazes de se adaptar, aprender rápido e assumir responsabilidades diversas. No entanto, existe uma linha tênue entre ser flexível e perder a sua identidade profissional. E quando essa linha é ultrapassada, surgem riscos importantes: sobrecarga, falta de foco e até a dificuldade de se consolidar como referência em uma área específica.

Empresas Pequenas, Estratégias Grandes:

Eles estão transformando o Futuro das Startups, Pequenas e Médias Empresas com Conselho...