InícioUncategorizedExpansão da Linha 4...

Expansão da Linha 4 do Metrô de São Paulo terá apoio do Banco Mundial

O Conselho de Diretores do Banco Mundial aprovou um projeto para apoiar a expansão da Linha 4 do Metrô de São Paulo até a cidade vizinha de Taboão da Serra. Esta será a primeira vez que a rede metroviária ultrapassará os limites da capital paulista.

A iniciativa visa oferecer transporte mais rápido, limpo e seguro para milhares de passageiros diários. Outro objetivo é melhorar o acesso a empregos para moradores de baixa renda e servir de modelo para a entrega de infraestrutura urbana complexa por meio de parcerias público-privadas, PPPs.

Investimento e impacto

O projeto terá custo total estimado em US$ 893,6 milhões, sendo US$ 400 milhões financiados pelo Banco Mundial. O restante será proveniente de fontes estaduais e privadas.

A extensão da linha deverá beneficiar cerca de 50 mil passageiros por dia até 2030. A conexão com Taboão da Serra é particularmente relevante, já que a região tem rendas até 70% menores do que o centro de São Paulo.

Expansão deve evitar a emissão de aproximadamente 650 mil toneladas de CO₂,

Banco Mundial/Mariana Ceratti

Expansão deve evitar a emissão de aproximadamente 650 mil toneladas de CO₂,

Aproximadamente 71% da população local vive com até dois salários-mínimos, de acordo com o especialista em Transporte do Banco Mundial, Edpo Covalciuk.

“A Linha 4 representa um projeto de destaque, por ter sido a primeira PPP no país, marcando um novo marco no financiamento de infraestrutura no Brasil. O Banco Mundial tem oferecido suporte desde as fases 1 e 2, e agora na fase 3.”

Expansão pioneira

Essa será também a primeira vez que uma concessionária privada implementará diretamente um projeto com financiamento do Banco Mundial no Brasil.

A parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco já classificou a Linha 4 entre os sistemas mais eficientes e inovadores da América Latina, ressaltou Covalciuk.

“Esta última etapa representa a primeira expansão da rede de metrô de São Paulo para além dos limites da cidade, alcançando Taboão da Serra. O impacto social é considerável: mais de 800 mil pessoas vivem em um raio de até dois quilômetros das estações.”

Somente no novo trecho entre Vila Sônia e Taboão da Serra, cerca de 230 mil pessoas terão acesso a uma estação próxima de suas residências, a maioria pertencente à classe trabalhadora paulistana.

Cerca de 230 mil pessoas terão acesso a uma estação próxima de suas residências

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Cerca de 230 mil pessoas terão acesso a uma estação próxima de suas residências

“Cerca de 60% desse grupo recebe entre um e dois salários-mínimos e depende do transporte público diariamente”, destacou o especialista. “Espera-se que a linha transporte mais de 1 milhão de passageiros por dia, com consequente redução no número de acidentes e nas emissões de dióxido de carbono,CO₂.”

Sustentabilidade e inovação

A nova extensão terá 3,3 quilômetros, duas novas estações e integração total entre metrô e ônibus. A linha será totalmente eletrificada, com trens sem operador, portas de plataforma, projeto resistente a enchentes e acessibilidade universal.

A expansão deve evitar a emissão de aproximadamente 650 mil toneladas de CO₂, contribuindo para as metas climáticas do estado.

O projeto destaca a construção de túneis, trilhos e nova subestação de energia, sistemas de sinalização de última geração, fortalecimento da agência reguladora Artesp.

Também estão previstas ações voltadas à acessibilidade e segurança para mulheres e grupos vulneráveis, além da criação de empregos em múltiplas áreas técnicas e operacionais.

*Sidrônio Henrique é correspondente da ONU News no Banco Mundial Brasil.



Fonte ONU

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Mídia estatal chinesa diz que Nvidia deve fornecer “provas de segurança” para recuperar confiança

!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0'; n.queue=;t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e); s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script', ' fbq('init',...