O Opinião desta sexta-feira (3) colocou em pauta o Outubro Rosa. A apresentadora Rita Lisauskas discutiu sobre o câncer de mama e o papel da rede de apoio para quem foi diagnosticada com a doença.
Para falar sobre o assunto, o programa recebeu a psico-oncologista, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia Luciana Holtz, e a mastologista titular do Centro de Referência da Mama do AC Camargo Cancer Center Fernanda Perez.
No programa, as convidadas falam sobre o abandono com mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama.
“A literatura diz que uma em cada quatro mulheres com câncer de mama é abandonada pelo parceiro durante o tratamento. Eu vejo muitas histórias de abandono de companheiros, mas não apenas deles. Muitas pacientes vão em consultas sozinhas, mesmo com a gente pedindo acompanhante. Estamos falando de uma rede sobre um todo”, aponta Fernanda Perez.
“Muitas vezes o marido vai embora, mas os amigos também desaparecem. Vale a gente lembrar que é do estigma que a gente está falando. É essa conexão de câncer igual a morte, câncer igual a sofrimento. Acaba paralisando e afastando quem está perto”, acrescenta. Luciana Holtz.
Além disso, o programa conversou com duas pacientes que passaram por experiências opostas com seus parceiros: uma foi abandonada pelo marido logo após o diagnóstico, mas acolhida pela família; e outra, tem o marido ao seu lado, firme e forte, mesmo depois de anos de tratamento.
Assista ao programa completo:
Sobre o programa:
Apresentado pela jornalista Rita Lisauskas e com interpretação em libras, a cada edição o programa recebe entrevistados que tratam de temas de interesse nacional, como política, economia, educação, saúde, comportamento, entre outros. Vai ao ar de sexta-feira, às 20h30.
Fonte UOL
