As Nações Unidas marcam neste 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O lema é “Promovendo sociedades inclusivas para pessoas com deficiência, visando o avanço do progresso social”.
Em mensagem sobre a data, o secretário-geral, António Guterres, defende que “quando a inclusão é real, todos são beneficiados” e podem em conjunto construir sociedades mais acessíveis e resilientes, onde todos prosperem.
Respostas humanitárias
O líder das Nações Unidas ressalta que as pessoas com deficiência impulsionam o progresso benéfico para todos. Ele destacou que a liderança do grupo melhorou a preparação para catástrofes, expandiu a educação e o emprego inclusivos e garantiu que as respostas humanitárias cheguem aos que estão em maior risco.
Guterres disse que muitas inovações que moldam o dia a dia, desde mensagens de texto a tecnologias de comando por voz, começaram como soluções desenvolvidas por e para pessoas com deficiência.
Por outro lado, ele alertou para as barreiras sistêmicas ainda persistentes como a discriminação, a pobreza e os serviços inacessíveis que “continuam a limitar a participação de mais de 10 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.”
Fator central do progresso social
Nesse Dia Internacional, a ONU enfatiza a importância de aliar os direitos das pessoas com deficiência em todos os aspectos do desenvolvimento, a fim de garantir um mundo mais equitativo e inclusivo para todos.
Com foco na inclusão, as Nações Unidas apontam a ampla participação de pessoas com deficiência como um fator central do progresso social. Isso significa garantir que o grupo tenha maior presença na vida social e econômica, com mais ações para aumentar a consciência da população e para gerar mudanças nas políticas.
Em vários eventos, os debates devem abordar como adotar medidas práticas, como adaptação físicas para acessibilidade em edifícios, educação, emprego e serviços públicos.
Fonte ONU
