A Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo apresentou um projeto para conceder a Wagner Moura o Título de Cidadão Paulistano.
A honraria, segundo o texto, reconhece a contribuição do ator, diretor e produtor soteropolitano para a cultura brasileira e para a preservação da memória nacional, além de sua projeção internacional recente.
Moura venceu no domingo (11) o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama por “O Agente Secreto“, de Kleber Mendonça Filho —feito inédito para um brasileiro na categoria.
O filme também entrou para a história da premiação ao conquistar o Globo de Ouro de melhor longa-metragem em língua não inglesa, a segunda vitória do Brasil nessa categoria, 27 anos após “Central do Brasil”, de Walter Salles.
Na justificativa do projeto, a Bancada Feminista destaca a trajetória de Wagner Moura no teatro, no cinema e na televisão, do início em Salvador a papéis de grande impacto popular, como o Capitão Nascimento, em “Tropa de Elite”, além da carreira internacional, marcada por produções como “Narcos” e pela entrada na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
“Queremos saudar Wagner Moura por todo o seu trabalho de manter viva nossa memória e por defender a cultura como um meio de desenvolvimento nacional e de soberania do Brasil”, afirma Silvia Ferraro, covereadora da Bancada Feminista do PSOL.
Se aprovado, o título será entregue em sessão solene da Câmara Municipal.
com IVAN FINOTTI (INTERINO), DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte UOL
