O YouTube anunciou novos controles parentais voltados especificamente para o consumo de vídeos curtos no Shorts. A partir de agora, responsáveis passam a ter mais poder para monitorar — e limitar — o tempo gasto no feed de vídeos verticais, chegando até a bloquear completamente o acesso ao formato.
Segundo a plataforma, o controle de tempo dedicado ao feed do YouTube Shorts é inédito no setor. A proposta é dar aos pais e responsáveis ferramentas mais precisas para gerenciar o consumo desse tipo de conteúdo, conhecido pelo alto potencial de engajamento contínuo.
smart_display
Nossos vídeos em destaque

Com as novas opções, é possível restringir o acesso ao feed do Shorts em períodos pré-determinados de 15, 30 ou 45 minutos, além de 1 ou 2 horas. Também existe a opção de zerar completamente o tempo permitido, impedindo totalmente a visualização de vídeos curtos.
O limite pode ser ajustado a qualquer momento. Assim, o responsável pode, por exemplo, bloquear temporariamente o Shorts durante o horário de estudos e liberar novamente em momentos de lazer.
Além disso, o YouTube também expandiu os alertas “Hora de Dormir” e “Hora de Fazer uma Pausa”, que já existiam na plataforma. Agora, é possível configurar horários personalizados para esses avisos, reforçando a ideia de uso consciente e incentivando hábitos digitais mais saudáveis.
Ajustes nas diretrizes de conteúdo
Em paralelo às novas ferramentas de controle, o YouTube anunciou princípios atualizados e um novo guia de boas práticas para criadores. O objetivo é direcionar adolescentes a conteúdos mais divertidos, relevantes e adequados à faixa etária.
As diretrizes foram desenvolvidas em conjunto com o Comitê Consultivo de Jovens e Famílias e o Centro para Acadêmicos e Contadores de Histórias da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA), reforçando o foco educacional e de bem-estar na experiência dos jovens usuários.
Como acessar os controles parentais do YouTube?
Os novos controles parentais estão disponíveis na seção “Central da Família” do YouTube, acessível tanto pelo aplicativo para celular quanto pela versão web do serviço.
Para acessar a Central da Família, siga os passos:
- Abra o app do YouTube;
- Navegue até a aba “Você”;
- Acesse Configurações > Central da família;
- Adicione um perfil do YouTube Kids ou convide um adolescente com uma conta existente.
Fonte Tecmundo
