Muitas pessoas têm cremes pela metade, pílulas vencidas e uma mistura eclética de medicamentos escondidos atrás do espelho do banheiro ou em um armário empoeirado. Mas ter os itens básicos certos pode facilitar o tratamento de sintomas em casa.
Antes de correr para sua farmácia local, faça um rápido inventário. “Em vez de abastecer nosso armário de remédios, devemos limpá-lo”, disse Sarah Nosal, presidente da Academia Americana de Médicos de Família.
Comece esvaziando seu armário de remédios e organizando tudo por data de validade. Depois, você pode descobrir do que realmente precisa.
O QUE VOCÊ DEVE JOGAR FORA?
Muitos medicamentos mantêm sua potência muito além das datas de validade impressas, disse Lee Cantrell, diretor da divisão de San Diego do Sistema de Controle de Envenenamento da Califórnia. Mas ainda é mais seguro seguir o rótulo.
Então, descarte qualquer coisa que já esteja vencida, bem como pílulas soltas, frascos não identificados e medicamentos de doses ou regimes antigos. É especialmente importante se livrar de quaisquer antibióticos não terminados, já que tomá-los mais tarde sem orientação médica pode não tratar sua infecção e pode contribuir para a resistência a antibióticos, disse Nosal.
E descarte os medicamentos antigos adequadamente. Muitas farmácias e hospitais têm programas de devolução de medicamentos ou caixas de coleta, disse Shelly Gray, farmacêutica e epidemiologista da Universidade de Washington.
A maioria dos medicamentos deve ser misturada com terra ou borra de café usada, selada em um saco plástico e jogada no lixo.
O QUE MANTER NO ARMÁRIO DE REMÉDIOS?
Depois de limpar a bagunça, existem alguns medicamentos básicos que vale a pena ter à mão. Apenas lembre-se que “sem receita” não significa que um medicamento seja seguro para todos, e vale a pena conversar com seu médico sobre o que é certo para você, especialmente se você estiver grávida ou tomando medicamentos prescritos.
Cuidados com feridas. Tenha uma variedade de curativos adesivos em diferentes tamanhos. Para cortes e arranhões, evite peróxido de hidrogênio e álcool, que podem irritar a pele. Pomadas antibióticas também podem causar erupções alérgicas e devem ser evitadas, a menos que um médico aconselhe o contrário, disse Nosal. Em vez disso, mantenha vaselina à mão, explicou ela.
Também vale a pena ter pinças para farpas e creme de hidrocortisona para picadas de insetos e alívio da coceira.
Dor e febre. Existem dois tipos de medicamentos para dor —acetaminofeno (o ingrediente ativo do Tylenol) e anti-inflamatórios não esteroides (que incluem Advil e Aleve). Mantenha ambos os tipos, disse Emily Hill Bowman, médica de atenção primária da Nebraska Medicine, já que os medicamentos funcionam de maneiras diferentes. Considere também ter um medicamento anti-inflamatório tópico, como gel de diclofenaco, para dores nas articulações, acrescentou ela.
Alergias. Pode ser útil manter um anti-histamínico para lidar com alergias sazonais, bem como reações de picadas de insetos, novos alimentos ou caspa de animais, disse Bowman. Procure por ingredientes ativos como cetirizina e fexofenadina, encontrados em medicamentos como Zyrtec e Allegra.
Você também pode considerar ter um spray de esteroides intranasal para ajudar a aliviar a congestão nasal, disse Bowman. Benadryl é um anti-histamínico popular, mas os especialistas geralmente o desaconselham, pois algumas pesquisas o associaram a problemas de saúde cognitiva. Cremes anti-histamínicos também devem ser evitados, porque às vezes podem causar alergia na pele, disse Bowman.
Problemas digestivos. Beber café e muita água, além de consumir fibras, pode ajudar com a constipação. Mas também é bom ter um laxante para alívio de curto prazo ou um suplemento de fibras para regularidade, disse Bowman. Para azia, ela recomenda manter um antiácido.
Resfriado e gripe. Mantenha um termômetro digital e os analgésicos mencionados acima para febres, disse Nosal. Também é bom ter algumas pastilhas para tosse e spray nasal salino, acrescentou ela, já que geralmente há evidências limitadas para medicamentos para tosse sem receita e descongestionantes orais.
Para evitar efeitos colaterais desnecessários, também é melhor tratar seus sintomas diretamente, como usar um analgésico para dor de cabeça, em vez de tomar medicamentos multissintomáticos para resfriado e gripe. “Você não quer caçar ratos com uma espingarda”, disse Cantrell.
Os pais devem estocar formulações apropriadas para crianças em doses adequadas à idade e peso de seus filhos, disse Nosal.
ONDE VOCÊ DEVE ARMAZENAR SEUS MEDICAMENTOS?
É melhor manter os medicamentos em um local fresco e seco, como uma gaveta de cômoda ou prateleira de armário. Alguns medicamentos, como insulina, têm requisitos de armazenamento mais específicos. Evite mantê-los em seu banheiro, onde o calor e a umidade podem acelerar sua degradação, disse Gray.
Também é melhor armazenar medicamentos em seus recipientes originais, disse Cantrell, que possuem recursos de segurança para crianças; protegem contra umidade, luz e ar; e listam o nome do medicamento, instruções de dosagem e data de validade.
Finalmente, mantenha seus medicamentos em um local seguro, fora do alcance de crianças e visitantes. Não é apenas uma questão de privacidade —também ajuda a evitar que medicamentos sejam roubados, disse Cantrell.
Embora um armário de remédios organizado e seguro não impeça que você fique doente, pode evitar suposições de última hora ou corridas à farmácia.
Fonte UOL
