Os três senadores do Distrito Federal enviaram à Comissão de Assuntos Econômicos da Casa um requerimento pedindo que o governador Ibaneis Rocha (MDB) seja convidado a falar sobre o caso do Banco Master.
Entre os signatários está a senadora Damares Alves (Republicanos), que vinha se comportando como aliada do governador e ajudando na blindagem a ele. Os outros dois são Izalci Lucas (PL) e Leila Barros (PDT). O trio pede que ele dê explicações no grupo de trabalho sobre o escândalo criado pelo presidente da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL).
“O convite mostra-se necessário, oportuno e plenamente justificado diante do papel central por ele [Ibaneis] desempenhado em todas as etapas que antecederam a operação”, diz o requerimento.
O documento lembra que “foi o governador do Distrito Federal quem decidiu politicamente pela aquisição do Banco Master pelo BRB, banco público pertencente à população do Distrito Federal, assumindo protagonismo direto na condução do processo”.
Em tom duro, os senadores acrescentam que Ibaneis atuou como “garoto-propaganda” da aquisição, “mesmo diante de alertas técnicos, questionamentos de especialistas e preocupações manifestadas por órgãos de controle e por setores do mercado financeiro”.
O governador teria ainda feito gestões para que a operação se concretizasse “a qualquer custo, inclusive com pressões políticas e institucionais para acelerar decisões”.
Ibaneis está sob pressão desde a eclosão do caso, por ter defendido a compra do Master pelo BRB. Ele deve renunciar ao cargo até o início de abril, para ser candidato ao Senado, e por isso vem sendo alvo da oposição, que busca desgastá-lo antes da eleição.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte UOL
