InícioSaúde PúblicaAgências realizam Semana Mundial...

Agências realizam Semana Mundial da Amamentação para promover saúde

A Semana Mundial de Amamentação está sendo realizada até este 7 de agosto para promover o aleitamento materno como forma de saúde dos bebês e de apoio às mães.

O evento é coordenado pela Organização Mundial da Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, representantes da sociedade civil e de Ministérios da Saúde.

Estratégia de promoção

A OMS lembra que a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência infantil e, no entanto, atualmente, menos da metade dos bebês abaixo de seis meses são amamentados exclusivamente.

Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde criou a Semana Mundial da Amamentação como uma importante estratégia de promoção da saúde.

Aleitamento em Moçambique

Unicef Mozambique/2018/Mário Le

A cada ano, a iniciativa escolhe um tema diferente para promover ambientes favoráveis que ajudem as mulheres a amamentar – incluindo apoio na comunidade e no local de trabalho, com proteções adequadas em políticas e leis governamentais – bem como compartilhar informações sobre os benefícios e estratégias da amamentação.

Campanha anual

Celebrada toda primeira semana de agosto, a Semana Mundial da Amamentação reconhece que o leite materno é uma base poderosa para a saúde, o desenvolvimento e a equidade ao longo da vida.

Este ano, o tema da campanha da OMS “Começos Saudáveis, Futuros Esperançosos”, dará destaque especial ao apoio contínuo que mulheres e bebês precisam do sistema de saúde durante sua jornada de amamentação.

A meta é garantir que todas as mães tenham acesso ao apoio e às informações necessárias para amamentar pelo tempo que desejarem – investindo em aconselhamento especializado em amamentação, aplicando o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e criando ambientes – em casa, na área da saúde e no trabalho – que apoiem e empoderem as mulheres.

A amamentação proporciona um futuro promissor não apenas para as crianças, mas também para as sociedades.

A OMS lembra que o aleitamento materno reduz os custos com saúde, estimula o desenvolvimento cognitivo, fortalece as economias e proporciona às crianças um início saudável.



Fonte ONU

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Fórum Negócios Brasil reúne mais de 2.500 pessoas e anuncia nova edição para maio de 2026

São Paulo - O Fórum Negócios Brasil encerrou sua primeira edição...

Josi Aoas estreia a 2ª temporada do programa Josi Pra Você na Vivax TV

A cozinha volta a ser palco de encontros e boas histórias...

Maria Thereza e as mulheres que moldaram o futuro do Light Steel Framing no Brasil

Três gerações de profissionais trabalham com o Light Steel Framing (LSF) no Brasil....