InícioDireitos HumanosDia Internacional dos Direitos...

Dia Internacional dos Direitos Humanos lembra o essencial de cada dia

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado esta quarta-feira com o tema “O essencial de cada dia”, assinala também o 80.º aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas.

O lema escolhido destaca a relevância contínua dos direitos humanos como elementos presentes nas rotinas diárias das pessoas, desde o acesso à informação até à alimentação, educação e liberdade de expressão.

Campanha com apelo à ação coletiva

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos lançou o tema de 2025 ressltando o que, num contexto de desigualdades crescentes, conflitos e emergência climática, é fundamental manter os direitos humanos como referência central.

Para o alto comissário, Volker Turk, os direitos humanos continuam sendo  uma “bússola em tempos de incerteza”. Ele apelou ao reforço da solidariedade e da participação cívica.

Volker Turk, alto comissário para Direitos Humanos

Volker Turk, alto comissário para Direitos Humanos

Volker Turk disse que o Escritório para os Direitos Humanos está em modo de sobrevivência por causa dos grandes cortes no financiamento de doadores globais. As violações de direitos humanos e as necessidades em áreas afetadas por conflitos estão aumentando.

O chefe de Direitos Humanos declarou ainda que os recursos para sua área foram drasticamente reduzidos, assim como o financiamento para organizações de direitos humanos, inclusive em nível local, em todo o mundo.

Turk sublinhou que o escritório está em modo de sobrevivência. Neste momento enfrenta um défice de US$ 90 milhões dos fundos que precisa este ano, o que resultou na perda de 300 empregos, impactando diretamente o trabalho do escritório.

Direitos humanos como parte da vida diária

O Dia dos Direitos Humanos sublinha que ações simples como ler notícias, circular livremente, beber água potável ou partilhar uma refeição estão diretamente ligadas a direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Entre eles estão o direito a um nível de vida adequado, à liberdade de opinião e expressão, à educação e ao descanso. O objetivo é aproximar os princípios universais da experiência concreta das pessoas.

Na mensagem pela data, o secretário-geral das ONU, António Guterres, defende que a proteção dos direitos humanos exige o envolvimento de todas as pessoas e o reforço das instituições que os tornam uma realidade.

Participação pública e partilha de experiências

Na comemoração, o público é chamado a partilhar o que considera essencial no seu quotidiano através do preenchimento de um formulário,  usando o hastag da campanha #OurEverydayRights.

Testemunhos, mensagens e imagens recolhidos ao longo da campanha formarão um mosaico de experiências sobre a forma como os direitos humanos se manifestam no dia a dia em diferentes partes do mundo.



Fonte ONU

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais