InícioPolíticaProjeto incorpora cláusula de...

Projeto incorpora cláusula de nação mais favorecida na tributação de ganhos de capital – Notícias

15/05/2025 – 18:53  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Deputado Donizette, autor do projeto de lei

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4927/24 estabelece que a tributação dos ganhos de capital auferidos por não residentes observará cláusula prevista em acordo internacional assinado pelo Brasil. Os não residentes incluem os estrangeiros e os brasileiros que moram no exterior.

Atualmente, a legislação brasileira determina a tributação dos ganhos de capital (como venda de ações) pelo Imposto de Renda, por meio de alíquotas progressivas que variam de 15% a 22,5%.

No entanto, há acordos internacionais, com cláusula de nação mais favorecida, que preveem alíquotas menores para os não residentes, como os assinados com Israel e Portugal. Nesses casos, a Receita Federal entende que vale a norma internacional, e não a brasileira.

A proposta torna esse entendimento uma regra geral. De acordo com o autor do projeto, deputado Donizette (PSB-SP), a mudança “confere maior segurança jurídica em relação ao tratamento da questão”.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra



FonteCâmara dos Deputados

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Unicef Portugal aposta na escuta ativa de crianças em escolas mais vulneráveis

Há escolas em Portugal onde as crianças deixaram de ser apenas...

Tecnologia e sustentabilidade moldam o futuro da logística

Fórum de Logística da Inbrasc | Live University reúne os protagonistas dessa transformação Diante de um cenário marcado...

Expansão da Linha 4 do Metrô de São Paulo terá apoio do Banco Mundial

O Conselho de Diretores do Banco Mundial aprovou um projeto para...