InícioSociedadeProjeto suspende decreto do...

Projeto suspende decreto do governo sobre alimentação saudável nas escolas – Notícias

05/06/2025 – 09:42  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Roberta: classificar alimentos pelo nível de processamento é equivocado

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 18/24, em análise na Câmara dos Deputados, suspende o decreto do governo que estabelece diretrizes para a alimentação saudável nas escolas. A suspensão é pedida pela deputada Roberta Roma (PL-BA), que aponta uma série de problemas na norma.

A parlamentar avalia que o Decreto 11.821/23 adota conceitos cientificamente contestáveis e “vilaniza” a indústria de alimentos e bebidas, com graves consequências econômicas e para a segurança alimentar.

Grau de processamento
A deputada critica em especial o uso da nova classificação, que organiza os alimentos em grupos, de acordo com o seu grau de processamento. O decreto limita a exposição e a venda de alimentos ultraprocessados no ambiente escolar, como biscoitos recheados e refrigerantes.

Segundo Roberta, a classificação contraria entendimento de representantes das áreas de pesquisa e ciência de alimentos, segundo os quais é equivocado classificar a qualidade de um produto industrializado pelo seu grau de processamento.

“Afinal, não existe alimento bom ou ruim, mas, sim, dieta desequilibrada”, afirma a deputada. Segundo ela, “o nível de processamento a que os alimentos e bebidas são submetidos não determina o conteúdo nutricional do produto final”.

Próximos passos
O projeto será analisado nas comissões de Educação, de Saúde, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein



FonteCâmara dos Deputados

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A marca viva de R$ 138 milhões: O caso Ricardo Bellino e o valor dos ativos intangíveis que transformaram uma vida em patrimônio

Ricardo Bellino pertence a essa segunda categoria — um criador que transformou sua trajetória em um ecossistema de valor de R$ 138 milhões, composto por três pilares intangíveis: a marca BELLINO, a metodologia Dealmakers e a inteligência artificial Aurora Bellini.

13 mitos e verdades sobre o 13º salário, segundo a advogada Silvana Campos

Especialista em Direito do Trabalho e de Família, Silvana Campos esclarece...

Relatório da OMS alerta para a persistência da obesidade infantil na Europa

O novo relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS, baseado na...