InícioInclusão SocialProjeto privilegia Amazônia Legal...

Projeto privilegia Amazônia Legal nos financiamentos para combate às mudanças climáticas – Notícias

13/03/2025 – 17:21  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Defensor Stélio Dener, autor da proposta

O Projeto de Lei 4517/24 determina que os recursos do Fundo Nacional de Mudança do Clima (FNMC) deverão ser destinados prioritariamente à região da Amazônia Legal. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O FNMC, criado pela Lei 12.114/09, conta com repasses do Ministério do Meio Ambiente e é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiando iniciativas de enfrentamento às mudanças climáticas.

“O investimento na Amazônia Legal justifica-se pelo combate ao desmatamento e à degradação florestal, fontes de emissões de gases de efeito estufa no Brasil”, disse o autor da proposta, deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR).

Conforme definição adotada pela Lei 12.651/12, a Amazônia Legal compreende a totalidade de sete estados (Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso) e parte de outros três (Tocantins, Goiás e Maranhão).

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Da Reportagem/RM
Edição – Ana Chalub



FonteCâmara dos Deputados

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Sucessão não é tabu: por que planejar é um ato de amor

Marau (RS), novembro de 2025. Em muitas famílias, falar sobre sucessão...

Com carisma e propósito, Morgana Dalacort inspira mulheres no DonaDay em Alphaville

Farmacêutica e mentora, Morgana Dalacort destacou-se no DonaDay por sua presença...

A marca viva de R$ 138 milhões: O caso Ricardo Bellino e o valor dos ativos intangíveis que transformaram uma vida em patrimônio

Ricardo Bellino pertence a essa segunda categoria — um criador que transformou sua trajetória em um ecossistema de valor de R$ 138 milhões, composto por três pilares intangíveis: a marca BELLINO, a metodologia Dealmakers e a inteligência artificial Aurora Bellini.