InícioInternacionalSocialista António José Seguro...

Socialista António José Seguro é eleito presidente de Portugal

Portugal

O socialista António José Seguro venceu as eleições para presidente de Portugal com quase 67% dos votos. O adversário dele, André Ventura, da extrema-direita, ficou com pouco mais de 33%. 

Em seu discurso de triunfo, Seguro afirmou que o resultado das eleições é uma vitória da democracia. O político fez uma campanha próxima do centro, o que o ajudou a angariar os votos da direita tradicional portuguesa. Já Ventura, apesar da derrota, destacou que esse foi o melhor resultado do partido dele, o Chega, até hoje e afirmou que a sigla está mais próxima de governar o país.

Portugal tem sistema semipresidencialista. Quem governa, de fato, é o primeiro-ministro, mas o presidente exerce o cargo de chefe de Estado e pode dissolver o parlamento e convocar novas eleições.

Japão

No Japão, o partido da primeira-ministra Sanae Takaichi obteve uma vitória histórica no parlamento. Junto com partidos aliados, ela agora tem mais de dois terços da Câmara Baixa do país, o que significa que pode aprovar, com facilidade, quaisquer mudanças propostas pelo governo. 

Durante a campanha, Takaichi prometeu suspender por dois anos os impostos sobre alimentos e aumentar os gastos do país com defesa. Aliada próxima do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Takaichi tem relação conturbada com a China. Hoje (9), o porta-voz chinês afirmou que a relação do país com o Japão não mudará por causa de uma única eleição.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, Ghislaine Maxwell, apontada como aliada de Jeffrey Epstein no aliciamento de meninas para abusos sexuais, se negou a prestar depoimento diante do Congresso. Condenada a mais de 20 anos de prisão, Maxwell usou seu direito de permanecer calada e disse que está pronta para testemunhar, caso receba o perdão presidencial de Donald Trump. 

No Reino Unido, a polícia investiga se o príncipe Andrew teria enviado documentos confidenciais a Jeffrey Epstein. Informações sobre o caso apontam que Andrew teria mandado relatórios comerciais ao criminoso quando era representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.

*Com informações da agência Reuters




Fonte Agência Brasil

Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais